terça-feira, 18 de outubro de 2011

NOSSAS FARDAS

Para o Cruce de los Andes iremos equipados para enfrentar o clima da montanha, ou seja, vento e frio. As nevascas tardias de semana passada nos assustaram, principalmente pela quantidade de gelo acima dos 2.000m. Há um provérbio romano que diz "Se queres a paz, prepara-te para a guerra". No nosso caso, estaremos com todas as vestimentas para enfrentar temperaturas abaixo de zero e ventos fortes. Tomara que durante nossa semana nos Andes tenhamos sorte para pegar dias com sol, temperaturas amenas e, principalmente, sem vento!

Basicamente o sistema de isolamento de calor para montanha funciona em camadas, em geral três ou mais, dependendo da necessidade, massa corporal de cada um e do frio local. Todas as camadas são importantes.

A PRIMEIRA CAMADA

A primeira camada é conhecida como “segunda pele”, trata-se se uma roupa de tecido sintético bem justa semelhante as usadas pelas mulheres para caminhar na beira mar. Tem a função de eliminar o suor da pele e manter o corpo aquecido. Usaremos um conjunto completo, que inclui blusa, calça e em alguns casos meias.

A SEGUNDA CAMADA

A segunda camada é composta por um ou mais casacos de tecido polar, conhecidos como Fleece. São bastante leves e maleáveis (não prendem movimentos), sua função é reter o calor do corpo. Isso acontece devido a estrutura deste tipo de tecido. No meu caso (Leandro) vou levar um fleece de 300 da marca brasileira Conquista. Essa numeração indica a eficiência dos casacos, quanto maior o número mais eles aquecem. A escala vai de 100 até 500 – que eu saiba.

A TERCEIRA CAMADA

De todas as camadas essa é a mais técnica, principalmente quando se vai fazer esforço em alta montanha. Os anoraks são jaquetas do tipo corta-vento projetados com membranas especiais que permitam a passagem do suor para fora, mas que não deixem a água e o vento entrar. É o que se chama de anoraks impermeáveis/respiráveis. A principal membrana usada nesses tipos de anoraques é a Gore-tex.  Mas qual é a importância deste detalhe em alta montanha? Os anoraks comuns (não respiráveis) podem funcionar como uma sauna e acumular o suor dentro da roupa. Esse acúmulo de suor irá gerar gelo dentro da roupa e o resto eu não preciso nem explicar. A função do anorak não é esquentar, mas proteger da umidade e do vento, impedindo esses de entrar e permitindo ao suor sair. Os anoraks respiráveis são importantes quando existe movimento que gere calor.

Obs.: partes do texto sobre a descrição das camadas e fotos são do blog Trekking Brasil.

Nenhum comentário: